Blog | 7 | 8 | 23/03/2024

Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike

A CABPP organizou a sua primeira competição de nível nacional, o 1º OPEN CABPP NINHO DOS CONDORES

Realizamos o 1º Open CABPP Ninho dos Condores!

Aconteceu de 14 a 17 de março em Nova Odessa SP, o primeiro Campeontato Brasileiro de Paramotor e Paratrike pela nova confederação do Paramotor a CABPP - Confederaão Aerodesportiva Brasileira de Paramotor e Paratrike.

O campeonato foi realizado no Ninho dos Condores, o clube local de paramotores e paratrike da região da grande Campinas, onde o presidente da CABPP, Claudio Tonheta, é também, presidente do clube de voo local e foi o diretor do evento.

A competição no formato Clássico teve duas categorias, a Light e a Clássica nas modalidades paramotor costal, paratrike solo e paratrike duplo.

O campeonato aconteceu num clima belíssimo de amizade e descontração entre os atletas, muitos deles pilotos que participaram de sua primeira competição e também a adesão TOTAL dos pilotos de competição do cenário nacional, praticamente todos que estiveram nas últimas edição do campeonato mundial da modalidade.

Escola Rio Paramotor - 2

O 1º OPEN CABPP FOI O MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO REALIZADO EM NÚMERO DE COMPETIDORES COM A ADESÃO DE MAIS DE 50 PILOTOS NAS CATEGORIAS, NO MASCULINO E NO FEMININO

Foram realizadas quatro provas, sendo duas provas de navegação, uma prova de precisão e uma prova de economia. O diretor do competição foi o Alan Braga e ele foi apoiado pelo Marcelo Kallemback, Guilherme Faria, Claudio Tonheta, outros voluntários e associados da CABPP para fazer a competição acontecer.

O cenário atual das Competições de Paramotor no Brasil

Os campeonatos de Paramotor têm sido realizados com certa frequência desde 2016 pela entidade CBPM. Assim foram realizadas competições Nacionais com ranking para enviar competidores para o campeonato Mundial da modalidade, como ocorreu em 2018 na Thailandia e em 2022 no Brasil em Saquarema.

Após sucessivas cobranças por uma gestão mais transparente da entidade, os competidores do cenário nacional tentaram se fazer representados na CBPM nas últimas eleições, mas isso não foi possível. Após as eleições confirmarem os mesmos dirigentes que vinham sendo criticados por não conferirem transparência e não representarem os atletas adequadamente, esse descontentamento criou entre a liga de competidores a necessidade de fundar uma nova etapa na história do paramotor de competição do Brasil, a diretoria de competição na nova entidade CABPP. Quase a totalidade de pilotos envolvidos nas competições migraram para a nova entidade e após o sucesso absoluto do 1º Open CABPP, novos competidores já se uniram aos demais para fundar essa nova história.

Escola Rio Paramotor - 5
Próximos passos

A próxima meta da CABPP Competições, é conquistar junto ao CAB o direito de enviar atletas para as competições internacionais geridas pela FAI. O Open CABPP Ninho dos Condores provou que a TOTALIDADE de competidores deseja essa mudança, então será peliteado junto a entidade que possamos fazer parte da FAI já nos próximos meses. Para que isso ocorra, a CAB deve abrir em audiência, uma votação entre as demais entidades do aerodesporto para que todos votem na nova representação dos atletas de paramotor do Brasil. Todos os presidentes de entidade, irão receber informações do campeonato assim como a adesão dos atletas e o seu manifesto de realizar os campeonatos no Brasil.

A CABPP

A ABPM, que nos últimos anos têm realizado um trabalho de excelência no Paramotor Nacional, com práticas de administração moderna e transparente, originou a CABPP. O paramotor de competição foi abraçado pela nova entidade, em uma diretoria com liberdade absoluta para gerir os campeonatos de paramotor, com uma única exigência: lisura absoluta no uso dos recursos dos associados.

Escola Rio Paramotor - 9

Resultados da Competição